Pesquisadores da conduziram um estudo chamado o “Poder das Pequenas Vitórias”, no qual entrevistaram centenas de pessoas no ambiente de trabalho. As perguntas envolviam níveis de humor, motivação e atividades executadas a cada dia. Após vários meses de entrevistas recorrentes, o principal achado foi: Pessoas felizes realizam pequenos progressos dia após dia.
Quando tive conhecimento deste estudo há alguns anos, percebi que teve um profundo impacto em mim. Passei a prestar mais atenção sobre o que tinha sido um dia feliz e um dia triste e a conclusão que cheguei foi exatamente a mesma: Eu terminava um dia mais feliz, quando tinha feito um pequeno progresso.
Exemplos de Progresso no Trabalho
No momento que escrevo este artigo, tenho trabalhado com o desenvolvimento de software para clientes da indústria de marketing digital e fazer progresso significa, para mim, uma série de coisas, dentre elas:
- Me engajar em discussões, com pessoas interessadas e com vontade de fazer acontecer;
- Construir software que resolva um problema real do cliente;
- Escrever um documento onde eu torne mais claro o entendimento sobre algum problema ou desafio a ser superado;
- Cursos ou leituras onde tive a oportunidade de aprender mais sobre um tema pelo qual me interesso.
Exemplos de Falta de Progresso no Trabalho
Na via oposta, um dia não feliz para mim é aquele onde:
- Pulei de reunião em reunião o dia todo, onde a discussão era rasa ou não buscava resolver um problema de forma interessada;
- Participei de reuniões ou preenchi formulários ou sistemas ligados a questões puramente burocráticas;
- Respondi email o dia todo;
- Quis terminar algo, mas urgências emergiram que me evitaram de dedicar o tempo que eu queria, onde eu queria;
- Eu procrastinei! Sim, algumas vezes, tenho interesse real em iniciar, dar prosseguimento ou concluir alguma atividade, mas isso demandaria um investimento de tempo substancial. Ao decidir procrastinar o início desta atividade e colocar outra com menos relevância em seu lugar eu me percebo mais triste.
Progresso e Felicidade além do trabalho
Passei a perceber que este grau de felicidade, transbordava o ambiente de trabalho e ia para esferas como levantar cedo, aprender algo novo, fazer exercícios, me organizar e me alimentar bem.
Sou bastante engajado com esportes, atualmente pratico triatlo e crossfit e a ideia de semana após semana, conseguir correr, nadar ou pedalar mais rápido e/ou por mais tempo, bem como conseguir levantar mais peso ou fazer movimentos mais perfeitos no crossfit são o principal motivador para continuar fazendo esportes, dia após dia.
Notei que para obter progresso no esporte, eu precisava me levantar cedo, pois aprendi que o meu melhor desempenho é obtido nas primeiras horas do dia, quando corpo e mente ainda estão descansados. Já, na alimentação, aprendi que se me alimento mal, com frituras e bebida alcoólica, o meu intestino e sono são afetados. Com isso não consigo descansar bem o que impacta diretamente no esporte e no trabalho.
Aprender algo novo é também uma realização de progresso e sinto que aprendo algo, lendo, assistindo cursos e principalmente resumindo ou preparando um texto ou uma aula sobre uma temática específica. Na contramão, sinto que o meu tempo é quase recreativo e até mesmo frustrante quando fico nas redes sociais ou assisto TV, o sentimento de progresso nestas situações é próximo de 0.
Um dia sem progresso é sinal de tristeza?
A resposta direta é: não! Domingo, por exemplo, é um dia que não acordo cedo, me alimento mal, faço pouco ou nenhum esporte e ainda assim considero um dos dias mais felizes da semana. O motivo? Ele é uma exceção e, portanto, a minha transgressão a “regra” semanal. Naturalmente, se todos os dias fossem iguais a Domingo, o meu senso de progresso que neste contexto está atrelado a esporte e trabalho não existiria e portanto, provavelmente eu seria mais triste. Seria? Quando penso nas férias não é isso que parece, mas ao mesmo tempo, quando penso que minha vida seria só férias, também não me alegro.
Progresso é um ciclo virtuoso
O progresso se apresenta na esfera profissional e pessoal como uma sucessão de atividades significativas durante o dia, que se encadeiam durante a semana e meses. Entendo também que um dia sem progresso, no meu caso, o Domingo, funciona como um lembrete de que dias assim são também importantes, desde que não sejam a maioria! 😊