“Alguns blog posts aqui publicados são feitos exclusivamente por IA (Inteligência Artificial), outros são assistidos e outros são escritos sem nenhuma assistência de IA.
O objetivo é entender como os mecanismos de buscam indexam cada um destes conteúdos, bem como medir a audiência de cada um deles.”
Escrevi este texto acima quando criei o blog em jan/2023. Depois de 8 meses experimentando com a indexação de páginas criadas por AI e Humanos, cheguei a conclusão que a diferença entre elas não era significativa, o que mudava a audiência entre um blog post e outro era a profundidade em que o tema era abordado. Como os blog posts escritos por AI, demandaram baixo esforço, pois utilizei prompts simples, foi natural perceber que o tráfego direcionado a estes era bem baixo, enquanto os que foram escritos 100% por mim e com maior nível de profundidade tinham mais tráfego.
Durante o processo de escrita, aprendi que escrever com o auxilio de AI (usei o Notion, ChatGPT e LEX) tornava o meu processo mais moroso (e menos criativo) do que escrever 100% com as minhas próprias mãos; no entanto, a AI me auxiliou (e muito) na revisão gramatical e quando eu precisei comparar temas durante o processo de ideação.
Depois de reler os blog posts, decidi arquivar os que foram escritos por AI, por entender que eles não refletiam a minha visão e não me permitiam ter uma experiência que considero enriquecedora que é: escrever!