Queridas filhas,
escrevo esta carta aberta para que ela sirva de ponto de reflexão para vocês independente do momento em que a leiam ou releiam. Talvez ela faça mais sentido a medida que forem ficando mais velhas, mas sinto que dividir o que fui aprendendo na vida, com vocês, é meu principal papel como pai.
Uma das primeiras coisas que aprendi é que estamos sempre mudando: O que somos hoje, não é o que fomos ontem, nem tão pouco o que seremos amanhã. Na trajetória da vida, vamos fazendo escolhas, vivendo experiências, que nos moldam e nos definem de forma única.
Motivos para escrever esta carta
Vocês sabiam que antes de vocês nascerem algumas coisas muito importantes aconteceram e que me fizeram mudar completamente a forma como vejo a vida?
Por volta dos meus 35 anos, quando soube que seria pai pela primeira vez, fui também pego por duas notícias que muito me impactaram: a doença do tio Dan e a informação, dada pelo meu médico de que se eu não cuidasse da saúde eu não veria minhas filhas crescerem.
Estas notícias me fizeram pensar muito sobre o que realmente importa e percebi que precisava mudar gradualmente a minha vida. As coisas foram acontecendo lentamente, mas dividi-las com vocês, logo cedo, talvez desperte reflexões já logo cedo.
Se pai é sobre educar, inspirar mas principalmente servir de exemplo, espero que esta carta seja um pedacinho desta missão agora e no futuro.
Sobre como seu cérebro irá amadurecer
Crianças de 11 e 10 anos já entendem que vieram da união do papai e da mamãe e que não foi uma cegonha que as trouxe de presente, portanto, entender um pouquinho como a cabecinha de vocês funciona, não é algo tão dificil assim, portanto vamos lá…
Vocês sabiam que atrás da testa de vocês tem uma parte do cérebro que se chama córtex pré-frontal? É como um quebra-cabeças gigante que só vai ser montado lá na frente, quando vocês tiverem por volta de 20 a 25 anos.
Esta parte, que ainda não está completamente formada (o córtex pré-frontal), ajuda vocês a decidir com calma antes de agir. Enquanto ela ainda está crescendo vocês sentirão emoções com mais intensidade e terão dificuldade em controlá-las.
Por exemplo, um dia vocês vão se apaixonar e sentir que esta pessoa é a mais importante do mundo, até mais que o papai e a mamãe (como é difícil dizer isso… kkkk). Neste momento, talvez vocês queiram tomar decisões ruins por causa do medo de magoar ou perder esta pessoa. Quando isso acontecer a única coisa que é legal se lembrar é: “papai me disse que meu córtex pré-frontal ainda está crescendo, daí vou deixar para tomar a decisão amanhã”. Acho que isso que estou ensinando não vai acontecer, mas bem… não custa tentar né? 🙂
E não é só com a paixão que isso pode ocorrer. Talvez uma amiga chame vocês para fazer algo que vocês não consideram legal, como beber demais, usar drogas ou fazer algo que pode trazer vergonha no futuro. Nestas situações a vontade de agradar pode ser muito intensa. Novamente, o melhor a fazer é deixar a decisão para o dia seguinte.
Tomar a decisão no dia seguinte é o melhor que vocês podem fazer. Falo isso, sabendo que ainda hoje eu erro, comprando, por exemplo, coisas que não preciso. Já melhorei muito no controle de várias emoções, mas o mais importante é lembrar-se disso: tomar decisões importantes no dia seguinte, mesmo quando isso parecer impossível.
Saúde
A gente não escolhe morrer jovem ou velho, a vida é cheia de incertezas, mas uma coisa a ciência confirmou: há mais chance de sucesso se a gente comer e dormir bem, fazer esportes e a controlar o nosso nível de estresse. Sobre comer, dormir e fazer esportes, o papai e a mamãe tem muita influência sobre vocês, já sobre estresse, acho que dá pra gente conversar sobre isso quando vocês estiverem mais velhinhas 🙂
É chato comer coisas saudáveis, dormir cedo, ir a natação e fazer o Kumon ao invés de ficar em casa vendo TV ou mexendo no celular. Eu concordo que comer pizza e chocolate, dormir até tarde e usar o celular é muito mais divertido, mas Papai do Céu criou a gente de tal forma que as coisas difíceis são as que nos fazem crescer, ficar mais forte, saudáveis e felizes.
É como plantar uma sementinha hoje, para que lá na frente ela vire uma árvore grande e forte.
Disciplina e coisas dificeis
E é aqui que entram o mais fundamental dos ensinamentos para a idade de vocês. Muito do que o papai e a mamãe escolhem para vocês, vai parecer muito, muito chato de ser feito, vai parecer muito, muito entediante, vai parecer muito, muito sem sentido obedecer.
Cabe sim vocês questionarem, mas as vezes a melhor resposta que vocês terão é: porque sim e pronto!
Pelo fato do papai e mamãe já terem acertado e errado muito na vida, por estudarem e assistirem tantas histórias de crianças e adultos é que eles escolheram aquilo que acreditam ser o melhor para vocês. É por isso que limitamos tanto as atividades que vocês fazem, o tempo que investem em cada uma delas e o que é mais adequado a ser comido.
Desta forma:
“Papai porque tenho que ir pra natação quando chove?” Porque sim.
“Papai porque tenho que Ir para o Kumon nas férias?” Porque sim.
Mas “porque sim”? Pois a gente sabe que no longo prazo vai ser bom para vocês.
Uma aula de Kumon, Natação ou Circo que vocês faltam não muda nada hoje, mas se é uma hoje e outra semana que vem, a mudança ruim começa a acontecer… e aquilo que era a construção do alicerce para o futuro que papai e mamãe as ajudaram a construir começa a ruir.
Entendo que pode parecer difícil e sem sentido, mas é como citei, é uma sementinha que plantada hoje vai virar uma árvore grande e forte lá na frente.
Futuro
O futuro está presente na nossa vida de duas formas: A primeira é na forma de ansiedade, quando a gente fica pensando em algo que pode ou não acontecer. A segunda é na decisão do que fazemos hoje para que as coisas sejam melhores (ou piores) lá na frente.
É nesta construção do futuro, que papai e mamãe tem o papel mais importante.
Deixa eu dar um exemplo: Quando escolho competir um Ironman, a competição dura apenas um dia, mas me preparo por vários meses. O treino, a alimentação e o sono nem sempre são divertidos. É melhor ficar na cama, comer besteira e dormir tarde. No entanto, é a preparação que torna o papai mais saudável, mais confiante (por ter superado um treinamento dificil) e mais equilibrado, desta forma, são as escolhas que o papai faz no presente, que vão determinar o futuro, neste caso a competição.
Isso também vale para vocês. Coisas grandes e incríveis, como tirar uma nota alta em uma prova ou aprender algo difícil, requerem muita, muita repetição. Mas vocês experimentaram uma sensação incrível que foi tirar nota 9 na Matemática, não foi? Isso só foi possível pois vocês enfrentaram e venceram a chatice.
O segredo é entender que as coisas importantes na vida não são fáceis ou prazerosas. O motivo? O papai não sabe explicar direito, mas me convenço que é assim e pronto. Foco em fazer o que é melhor e não ficar entendendo o tempo todo o porque.
Sobre ser feliz
É normal a gente querer ser a melhor, a mais reconhecida, a mais bonita… é natural queremos destacar e ser aceitas. No entanto, a régua ou a forma como cada um de nós mede isso é diferente. Há quem valorize número de seguidores no Instagram, outras que valorizam a marca do carro, outras as viagens que fazem ou o apartamento onde moram. Com o tempo vocês irão descobrir o que mais importa para vocês…
Saibam, no entanto, de uma coisa: as coisas que nos deixam mais feliz são aquelas que nós fazemos para nós mesmos e não para impressionar os outros.
Mamãe e papai são felizes por vocês existirem. É algo que vem de dentro e não depende da opinião dos outros.
Já… se vocês compram um carro, fazem uma uma postagem com o único propósito de aguardar a reação da rede social, a tendência é que você esteja mais sujeita a uma felicidade momentânea, e ainda pior, a uma infelicidade caso a reação dos outros não seja exatamente a que vocês estavam esperando.…
É claro que temos os atores, os influencers que ganham a vida com isso, e talvez vocês escolham isso também, lá na frente, mas os valores que o papai quer passar estão mais ligados a fazer as coisas pensando no bem e não nos aplausos.
É normal ficarmos tristes quando não recebemos o reconhecimento que esperamos. Quando eu dou aula, mas meus alunos não comparecem ou não gostam da aula, eu vou ficar triste pela falta de aplausos, mas o importante aqui é aprender, corrigir e seguir enfrente rumo a algo que é naturalmente melhor e não rumo a algo que é feito para obter somente mais aplausos.
A mensagem principal é: não é nem 8 nem 80… e é muito, muito dificil achar a justa medida.
Tédio
Ficar sem fazer nada é um saco! É muito melhor jogar no celular, assistir uma série, comer algo, conversar com as amigas, enfim, fazer algo é melhor do que não fazer nada.
Pois é, eu também acho… só que as vezes o tédio faz parte. A nossa vida não é tão interessante assim quanto a exibida nas redes sociais, onde parece que todos estão ocupados e felizes em viagens, restaurantes, lugares bonitos, etc. Só que estas mesmas pessoas que lá aparecem, assim como nós também sofrem deste tal de tédio. E como a gente faz pra escapar dele?
Pois é… uma boa opção é não escapar… é encará-lo, é reconhecer que é temporário e que talvez só o dia seguinte venha a curá-lo. Enquanto isso, ao invés de se jogar em algo que vai te deixar mais triste como comer demais, jogar demais, assistir TV demais, apenas entenda que vai passar. Na verdade há mais sobre isso. A vida tem valor exatamente pelo contraste, assim as férias são legais pois há períodos de aula, o final de semana é legal pois há o dia de semana, mas acho que podemos deixar este assunto para uma cartinha futura né?
Fim
Minhas queridas filhas, escrevi essa carta com muito carinho, pensando no quanto vocês são especiais para o papai e para a mamãe. A vida é cheia de desafios, coisas gostosas e muitas vezes ruins e difíceis.
Está tudo bem errar. O papai e a mamãe continuam errando o tempo todo, mas são estes erros que nos fazem crescer.
Talvez, quando vocês errarem, a gente fique bravo, grite e até percamos a razão. Nestes momentos, questionem sim, busquem entender e argumentar, mas saibam, que a disciplina, fazer as coisas importantes e dificeis definirá a maioria das decisões do papai e da mamãe para com vocês.
Nosso amor por vocês nunca dependerá de acertos ou perfeições, a gente ama vocês do jeitinho que vocês são, únicas, especiais, com suas qualidades e defeitos.
Com amor,
Papai
P.S.
Decidi deixar esta carta pública pois acredito que o que aprendi na vida pode ser útil para outras pessoas também. A vida não é uma receita de bolo, mas as vezes uma carta como esta, pode ser a lanterna que faltava para um caminho escuro na vida de um outro alguém mundo afora. E também, estando pública, estará aqui para sempre e não correrá o risco de ser perdida ou esquecida num cantinho da gaveta.